A nossa paróquia possui um conjunto de infra-estruturas que lhe permitem uma melhor realização dos seus objectivos, sejam eles de âmbito pastoral ou social.
A “velhinha” igreja paroquial, única pela sua dupla nave, duplo altar-mor e dupla porta principal, continua a ser a imagem e rosto desta freguesia. Não se sabe ao certo a sua idade, sabe-se sim que é um edifício bastante antigo de arquitectura popular (talvez do inicio da nacionalidade Sec. XII-XIII) e que ao longo da sua história terá sofrido vários aumentos e alterações. Sofreu recentemente obras de restauro e conservação (2003-2004), mais concretamente, recebeu um novo telhado foram-lhe restaurados os seus belos altares.
Capela de santa Luzia
Centro Paroquial
O nosso Centro Paroquial tem-se revelado de inegável utilidade não só para as actividades de índole pastoral e social mas também na vertente cultural. No seu rés-do-chão alberga o Centro Social nas suas variadas valências, sendo que começa a ser pequeno. O andar superior é ocupado pelo salão paroquial que serve para as celebrações eucarísticas dominicais (a igreja paroquial é pequena e insuficiente), grandes reuniões e para a realização de actividades culturais (teatro, concertos musicais, saraus e outras). Este mesmo andar é composto por mais duas salas ocupadas por actividades pastorais (catequese reuniões de formação) e pela Escola de música de S. Tiago
Centro Pastoral S. Tiago
Espaço Multiusos
Antiga residência paroquial foi recentemente restaurada para nela funcionar o Centro Pastoral S. Tiago. Um espaço a usar pela catequese paroquial, mas fundamentalmente um espaço que se pretende polivalente ao serviço do Centro Social, da cultura (exposições) e associações da freguesia.
Nova Avenida
Com apoio da câmara e da junta de freguesia foi construída a nova avenida de acesso ao Centro Social e Salão paroquial. Não existem dúvidas da importância desta obra para a paróquia e mesmo para toda a freguesia. Obrigado pois, em nome de toda a comunidade, à Câmara Municipal e à anterior Junta de Freguesia de Carvalhosa
Nova Residência Paroquial
É uma pergunta corrente – nova residência paroquial porquê e para quê?
Vai sendo do conhecimento público que a antiga residência não se encontrava já em situação habitável. Para a tornar habitável seria necessário gastar uma verba superior à construção de uma nova.
Ora, é também um facto que o número de salas disponíveis para a catequese era tremendamente insuficiente, uma vez que o crescimento do centro social e das suas valências foi progressivamente “roubando” salas à catequese.
Por tudo isso optamos por, restaurar a “velha” residência para nela funcionar o Centro Pastoral (catequese, reuniões, grupos). Aproveitando as placas existentes e sem grandes adaptações e sem grandes gastos temos um espaço útil e bastante agradável.
Inicialmente foi colocada a hipótese de não se construir nova residência, até porque o actual pároco não reside na freguesia. Mas como será no futuro? Se o actual ou o sucessor tiver necessidade de residência, terá que procurar residência fora?
Não deverá a paróquia ter condições para a residência do seu pároco?
Tendo presente estas questões resolveu-se avançar para a construção de nova residência paroquial situada num local bem mais tranquilo.
CARVALHOSA - Quarta Feira às 18h30
EIRIZ - Quinta Feira às 19h30
FIGUEIRÓ - Terça-feira às 18h30